domingo, 23 de outubro de 2011



PORTO ALEGRE/RS - A Polícia Federal realizou hoje, 19, fiscalização de embarcações que atuam na extração de areia ao longo do leito do Rio Jacuí. Mais de 80 quilômetros foram percorridos com o objetivo de identificar a extração irregular do minério, quando a dragagem é feita fora da distância regulamentar da margem prevista na legislação ambiental ou por empresas que não possuem licença ou concessão para a exploração.

Em levantamentos preliminares realizados com o apoio da Brigada Militar, policiais federias identificaram a atuação de pelo menos 30 embarcações operando entre Porto Alegre e General Câmara.

Durante a fiscalização, uma draga de sucção carregada com 257 metros cúbicos de areia foi apreendida por estar com a licença de operação vencida. O proprietário foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul onde será lavrado termo circunstanciado por extração de recursos minerais sem a devida licença.

A Polícia Federal irá apurar a responsabilidade da empresa concessionária da área de onde a areia foi retirada. As informações serão repassadas à Fundação Estadual de Proteção Ambiental –FEPAM, para as medidas administrativas.

A extração de areia fora dos limites estabelecidos causa danos irreparáveis ao meio ambiente como a degradação das margens dos rios e o desaparecimento de praias e ilhas com prejuízos a fauna e a flora da região.

As ações de fiscalização serão intensificadas com a instalação da base do Grupo Especial de Polícia Marítima da PF às margens do Rio Guaíba.

Por Comunicação Social /Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Fone: (51)3235.9005 / 9326.7899

Um comentário:

  1. Boa iniciativa, mas é a noite que tem que fazer esta operação, de dia e Muito difícil flagrar alguma coisa, e só a noite que os ilícitos acontecem.

    ResponderExcluir